top of page

Saturno em Capricórnio

Atualizado: 4 de jan. de 2020

22/12/2017 a 22/03/2020

Saturno é Cronos na mitologia, o Senhor do Tempo, e foi tido por muitos anos como o grande maléfico da astrologia, porque ele trata de restrições e desafios que são resolvidos a longo prazo.

O importante de compreendermos é que nada vem rápido com Saturno, especialmente quando ele está em Capricórnio!


As coisas tendem a ficar mais morosas e a exigir mais esforço e dedicação de nossa parte em períodos como esse.


Um senso de justiça, moralidade, ética, seriedade e comprometimento pairam no ar.


Num nível macro, Saturno rege as estruturas e os alicerces de um país, sociedade e economia, e está relacionado a forma como as leis, a estrutura de governo e as instituições operam neste sistema para que tudo caminhe.


Saturno é toda energia de infra-estrutura básica: saúde, saneamento básico, energia, rede de hospitais, financiamento e acesso à moradia, estrutura educacional, oferta de emprego, salário mínimo, previdência, cesta básica, e toda produção e fornecimento de base de uma sociedade.


Quando Saturno está em Capricórnio, é como se as restrições neste nível básico estrutural ficassem numa secura ainda maior: o crescimento da economia tende a cair, as taxas de desemprego aumentam, as negociações ficam mais morosas, as questões judiciais e legais ficam em evidência, e os fluxos de resolução de toda parte estrutural na qual essa sociedade opera tende a estar em processo de amadurecimento e eu diria até de renovação de estrutura.


O que é importante de se compreender sobre Saturno em Capricórnio é que, tanto Saturno como Capricórnio, falam de uma energia mais madura e anciã, que na distorção, pela nossa falta de maturidade em lidar com a mesma, podem tender ao pessimismo, tradicionalismo, moralismo e a todo modo de operar que está relacionado à uma estrutura antiga de operação, a exemplo das guerras e do militarismo, e os preconceitos estruturais enraizados em nossa cultura como por exemplo o patriarcado, a misoginia, o racismo e a homofobia, e toda forma de resolução de crises que lançam mão de solução antigas, colonialistas e de exploração do meio ambiente, como sempre foi feito.


Saturno em Capricórnio pode ser característico de um aspecto de rigidez, excesso de esforço, auto-exigência (em excesso) e severidade, podendo indicar momentos de crise, inflexibilidade ao novo, especialmente no período de Janeiro a Março de 2020, quando Saturno encontra Plutão em graus exatos.


Num nível pessoal, podemos estar vivendo restrições emocionais que estão relacionados ao passado (infância, necessidades não vistas de nossas crianças interiores e padrões repetitivos familiares), que podem estar vindo à tona para que possamos amadurecer, aprender, e se estruturar diante deles.


Saturno em Capricórnio a nível pessoal indica um chamado ao amadurecimento e ao ganho de estrutura, que muitas vezes está associado a abraçarmos nossa energia adulta, num visão progressista de vida, assumindo as rédeas dos nossos desejos, anseios e verdades em prol do futuro, ao invés de honrarmos nossas velhas estruturas repetitivas emocionais e de pertencimento.


Sabe,

Assumir as nossas verdades exige maturidade para assumir as consequências das nossas decisões.


E vale lembrar, que da mesma forma que estamos observando as restrições econômicas e estruturais acontecendo numa escala macro em nossa sociedade, macro e micro não estão separados!


Podemos estar vivendo restrições estruturais em nossas vidas numa escala individual também: crise no casamento ou sociedade, problemas com qualquer tipo de forma de sustento: crise financeira, moradia, desemprego, falta de algum aspecto estrutural, questões restritivas de saúde, ou falta de nutrição afetiva ou familiar, que também pode representar um alicerce estrutural em nossas vidas.


O ponto a observarmos diante dessas restrições, é que nenhuma dessas restrições macro ou micro estão contra nós! O céu sempre está a nosso favor. E tanto numa escala macro, como individual, estamos sendo chamados a amadurecer, nos auto-responsabilizar pelas nossas escolhas, acertos e erros, a nos auto-responsabilizar pela situação em que estamos (seja ela a crise ambiental ou a crise econômica individual que você possa estar vivendo).


Se auto-responsabilizar é a assumir a sua parcela de responsabilidade.

É assumir que as coisas podem ser diferentes agora.

É assumir o compromisso com aquilo que é justo e certo para você e para o mundo.

É se alinhar com os chamados de dentro.

Se estruturar e a aceitar uma nova estrutura,

muito mais compatível com o que existe de verdadeiro dentro de cada um de nós e seguir!


Agenda de 2020!

Nova turma do Curso Online de Astrologia. Inscrições abrem dia 10 de Fevereiro. Mais infos aqui

Retiro de Carnaval a "Vida Precisa Seguir" com Benito Ribeiro de 22 a 26 de Fevereiro.

Mais infos aqui


Acompanhe meu trabalho nas redes sociais:

Instagram: @rafacosmica

Youtube: /rafacosmica

Facebook: /rafacosmica


Atendimentos Astrológicos:

ou pelo whatsapp: +55 (12) 99660-5741



683 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page